7 Dicas para você fazer um detox digital

Às vezes é bom deixar a internet de lado. Entenda o porquê e anote algumas dicas para conseguir fazer isso!

A internet que conhecemos hoje em dia trouxe uma série de benefícios: informação com rapidez, proximidade de pessoas que estão distantes e comunicação instantânea, por exemplo. No entanto, com o ápice das redes sociais, é praticamente inevitável não se cobrar ou se comparar com o outro – o que é bastante nocivo. Um relatório de tendências tecnológicos realizados pela Ford em 2019 mostrou que uma das maiores vontades entre os usuários para o ano é a desintoxicação digital. No geral, as pessoas se mostraram preocupadas em passar tempo demais conectadas à internet.

Separamos, então, sete dicas práticas para te ajudar nessa missão. Bora tentar?

1. Desligue o celular durante a noite

Determine uma hora limite para ficar com o aparelho ligado. Se você vai dormir por volta das 23h, desligue o celular às 22h. Assim você garante uma boa noite de sono (sem interrupções) e algumas horas off-line.

2. Bloqueie as notificações

Isso vale tanto para aplicativos quanto conversas, assim você garante que tudo o que não for fundamental não te distraia, seja piscando ou enchendo a tela de alertas.

3. Deixe o aparelho na bolsa quando estiver com outras pessoas

Valorize as suas relações pessoais. Quando estiver com a sua família ou amigos, mantenha o foco no que está acontecendo ao vivo e esqueça um pouco o mundo online.

4. Mantenha o celular no silencioso

A não ser que você esteja esperando uma ligação urgente, não tem porque o aparelho ficar apitando a todo instante e tirando a sua atenção.

Leia também: 5 coisas simples para fazer e se sentir menos ansiosa

5. Nada de comer com o celular na mão

Nutricionistas alertam que você come mais e pior quando não se concentra no alimento, então faça suas refeições longe do aparelho. Use esse tempo para conversar pessoalmente ou esvaziar a mente.

6. Não tenha pressa em responder mensagens

Essa dica não vale se a mensagem for da sua mãe, ok? Brincadeiras à parte, nada é tão urgente que te obrigue a ficar com o celular na mão o tempo todo respondendo às notificações. Separe um intervalo de tempo para fazer isso, de duas em duas horas, que tal?

7. Dose o seu tempo na internet

Cair em um scroll eterno do Instagram, por exemplo, é fácil, mas não se permita isso. Estabeleça pequenos momentos para ficar nas redes sociais.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados