Tarja Rosa

10 erros mais comuns na hora de colocar o preservativo

Erros camisinha

Foto: iStock

O Tarja Rosa traz os pontos para você se atentar quando for colocar a camisinha. Sem vacilar, hein?

Além de evitar a gravidez, a camisinha é extremamente importante para prevenir contra infecções sexualmente transmissíveis – portanto, é realmente imprescindível na hora do sexo.

O que acontece é que é preciso tomar alguns cuidados com o preservativo para que ela seja usado da forma correta. E claro, às vezes surgem algumas dúvidas como, por exemplo, existe uma maneira correta de vesti-la?

Pensando nisso, conversamos com Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, para esclarecer 10 erros mais comuns na hora de colocar o preservativo.

1. Abrir a embalagem com a boca: tome cuidado na hora de tirar a camisinha da embalagem e siga as instruções do pacotinho para descobrir a melhor maneira de abrir. Porém, usar a boca sempre é uma má ideia porque tende a rasga-la!

2. Colocar a camisinha do avesso: usá-la do lado contrário está errado. Portanto, caso isso aconteça, jogue-a fora e utilize uma nova.

3. Não deixar espaço na ponta do preservativo: na ponta da camisinha existe um espacinho menor que deve estar encaixado da forma correta. Sobre o pênis ereto, aperte a ponta da camisinha e desenrole. É importante que não fique ar nessa pontinha para não haver o risco de estourar.

4. Utilizar substâncias como vaselina: se for usar um lubrificante, é imprescindível que ele seja à base de água, para que não haja rompimento. Lembre sempre de ler as instruções e checar se ele pode ser usado com a camisinha – assim não tem erro!

5. Colocar a camisinha somente no momento antes da ejaculação: a camisinha deve ser colocada logo que o pênis ficar ereto. Não se esqueça que mesmo com pouco tempo de penetração, há chances de contrair e transmitir doenças apenas pelo contato.

6. Não trocar a camisinha depois de longas relações ou após a ejaculação: para relações sexuais mais demoradas ou após a ejaculação, é importante trocar de preservativo, pois ele também perde a eficácia.

7. Desenrolar a camisinha antes de colocar: isso pode dificultar o processo e danificá-la! O preservativo fica enroladinho na embalagem e deve ser desenrolada no pênis.

8. Utilizar camisinha sem lubrificante: preste atenção e veja se a camisinha está lubrificada, caso contrário pode perder a eficácia.

9. Não observar se a camisinha está danificada: o preservativo pode ter sido guardado de alguma maneira que danificou. Portanto, sempre verifique se está quebradiça ou ressecada antes de usá-lo.

10. Usar camisinhas próximas da data de validade ou vencidas: é justamente a validade do preservativo que garante a sua eficácia, portanto, observe sempre a data de vencimento e busque atualizar as suas que estão guardadas. Tome cuidado também para não usar camisinhas que ficaram muito tempo expostas ao sol e calor.

Vale lembrar de sempre seguir os passos corretos na hora da colocação do preservativo e prestar atenção nos erros mais comuns. Converse com seu ginecologista também sobre associar outro método contraceptivo, como o anticoncepcional.