10 dicas para ter um dia menos ansiosa

Começar o dia cuidando de você e estabelecer algumas metas podem te ajudar nessa missão!

Você fica um tempão escrollando no Instagram? Se atrapalha com as atividades da escola? Talvez isso esteja deixando você mais ansiosa, sabia? Conversamos com Valeria Soares Santana de Souza, psicóloga do grupo Prontobaby e formada pela Faculdades de Humanidades Pedro II, que nos deu dez dicas para iniciar um dia de forma saudável e positiva em relação às redes sociais.

Aviso importante: essa reportagem não substitui uma consulta médica. Se perceber que algo está diferente com você, procure um psicólogo ou psicanalista. Avise seu ginecologista e parentes próximos que você não está bem, eles poderão te ajudar.

1. Fuja do celular
Geralmente a primeira coisa que fazemos ao acordar é pegar o celular para dar uma espiadinha. Acontece que ela quase sempre se estica por mais tempo do que deveria. Então, evite esse hábito. De preferência, deixe o celular longe da cama.

2. Cuide de você
Acordou? Sente-se na cama e espreguice-se bastante. Torne esse momento prazeroso e desperte cada cantinho do seu corpo com paciência e carinho. Faça sua higiene pessoal antes de qualquer coisa, isso pode diminuir sua ansiedade ao longo do dia.

3. Coma direitinho
Começar o dia repondo suas energias é importante. Você passou horas dormindo e seu corpo precisa reabastecer para que funcione adequadamente. Faça um bom café da manhã, com as comidinhas de que mais gosta.

4. Agora sim: pegue o celular
E comece a responder suas mensagens pelos grupos de maior importância. Muita gente opta por começar pelo que é mais fácil e acaba se perdendo naquele monte de meme (sim, eles são maravilhosos!).

5. Crie alarmes
Mantenha alarmes para tarefas como pesquisas da escola, trabalhos em grupo, data das provas. Assim, você não só planeja seu dia como evita esquecer coisas importantes.

6. Aprenda a dizer não
Se você colocar mais tarefas no seu dia do que pode cumprir, isso pode desencadear ansiedade. Por isso, não assuma compromissos que não poderá cumprir. Organize sua agenda de forma racional.

7. Defina seu horário de estudos
Desligue seu celular quando estiver estudando ou deixe-o bem distante de você. Na mesa, coloque tudo o que irá precisar: cadernos, livros e água. Pronto! Nada vai te dispersar!

8. Tenha atividades fora das redes sociais
Mantenha contatos presenciais, organize uma rotina para fazer um esporte ou uma atividade de lazer onde seus amigos estejam incluídos. O importante é interagir!

9. Ligue e desligue o celular
Isso é fundamental para poder descansar (de verdade) nossa mente e corpo. Aos poucos, esse hábito se torna fácil e todos a sua volta irão se adaptar à isso – aliás, incentive-os a fazer o mesmo!

10. Respeite a hora de dormir
Se organize antes do início do seu sono. Separe a roupa do dia seguinte e organize sua mochila, por exemplo. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e é bem melhor do que arrumar seu material em cima da hora.

Essas dicas fazem parte de um exercício diário. No início tudo será mais difícil, mas criando o hábito, aos poucos, pode vai virar rotina. Ah, vale deixar essas dicas visíveis e disponíveis para se lembrar sempre.

Quem nos deu as informações: Valéria Soares Santana de Souza, bacharel em Psicologia pela Faculdades de Humanidades Pedro II e Especialista em Psicologia Hospitalar pela Universidade Veiga de Almeida (CRP 05/23739), do grupo Protobaby.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados